Mais de dois milhões de candidatos que prestariam o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, não compareceram ao primeiro dia de provas, o que representa cerca de 30% do total de inscritos. O dado foi divulgado pela diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos. Houve ainda 273 participantes eliminados. Em comparação com o ano passado, ao final do primeiro dia, o exame já registrava 3.942 eliminações. Do total de eliminados, 264 foram por descumprimento de regras gerais do edital e nove após passarem pelo detector de metal portando objetos proibidos.

Para o Ministro da Educação, Mendonça Filho, o modelo do Enem aplicado em dois domingos está se mostrando interessante, com grande aceitação dos participantes e aprovação geral positiva.

“Com relação à divisão em dois domingos, diferentemente dos anos anteriores, se mostrou até aqui um sucesso. E eu quero crer que na conclusão da aplicação será essa a interpretação que ficará, até pelo clima de satisfação dos estudantes e jovens que participaram desse primeiro domingo, claramente mais aliviados”.

Pela primeira vez, o Enem passou a ser realizado em dois finais de semana. Neste domingo, os alunos fizeram provas de ciências humanas e linguagens, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil. O segundo dia do Enem 2017 está marcado para o próximo domingo, 12 de novembro, com a realização das provas de matemática e ciências da natureza.

Agência do Rádio/Reportagem, Tácido Rodrigues