O Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, está abrindo um mercado importante para os agricultores familiares de Rondônia.  Por meio da modalidade Compra Institucional, os produtores da região estão se organizando para aproveitar as oportunidades de venda direta para os órgãos públicos do governo federal. O Estado tem um potencial de compras da agricultura familiar de mais de 50 milhões de reais. Órgãos como o Exército e a Aeronáutica já lançaram as primeiras chamadas públicas./ Em Porto Velho, a Cooperativa Agro Verde entrega sucos, iogurte, queijo e peixe para a 17ª Brigada de Infantaria de Selva desde agosto. A cooperativa nasceu em 2001 para vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae. Em junho, eles participaram da primeira chamada pública para o Exército, por meio da Compra Institucional do PAA. Hoje, com 84 cooperados, a expectativa é de dobrar o número de agricultores familiares agora que as vendas estão melhorando. Segundo o presidente da cooperativa, Cirineu Fernandes Figueiredo, os agricultores estão empolgados com o novo mercado e as próximas vendas.

O PAA é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A legislação determina que os órgãos públicos do governo federal comprem pelo menos 30% dos alimentos em produtos da agricultura familiar. De acordo com a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, Hetel Santos, o governo federal está trabalhando para fortalecer a agricultura familiar, gerando renda para os pequenos produtores e garantindo melhores condições para a população do campo.

Segundo a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, Hetel Santos, o governo está trabalhando para assegurar o fortalecimento da agricultura familiar, gerando renda e inclusão social.

O Ministério do Desenvolvimento Social criou o portal Compras da Agricultura Familiar para aproximar os órgãos públicos dos agricultores familiares. Na plataforma, os agricultores podem encontrar todas as informações sobre as compras institucionais que acontecem no Brasil. O endereço do portal é www.comprasagriculturafamiliar.gov.br./
 

MDS - Reportagem, Pamela Santos